segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

DO PENSAMENTO COMO UM EXERCÍCIO DE AUTO ESTIMA.

Cassiano Ribeiro Santos


Filho de um militar e uma poetisa, durante a adolescência, hesitou muito entre qual vocação seguir. Acabou por seguir o exemplo do seu pai e se alistou no Exército Francês. Mandado para as trincheiras durante a primeira guerra mundial. recebeu um tiro na coluna que lhe fez ficar paralítico pelo resto da vida. Esperado seria então que ele lamentasse a vida e, principalmente, o fatídico acidente de guerra; mas Joe Bousquet era de uma cepa distinta dos homens comuns. Decidiu, se é que podemos falar assim, seguir a carreira da sua mãe e se tornou um poeta fabuloso! Em suas reflexões sobre seu trágico destino, costumava dizer (palavras minhas):
_ Sou um poeta Surrealista. Minha matéria de trabalho é a imaginação. Para imaginar, um homem precisa ficar imóvel, a mínima ação física agita a alma imaginativa e estremece as imagens, como um pássaro na superfície de um lago onde o céu se reflete. Que situação mais adequada para um homem imaginar senão a inteira imobilidade em que me encontro? Sou um privilegiado! Essa bala que me pôs sobre um leito foi o instrumento de um destino glorioso. Eu nasci para encarnar esse tiro que já me esperava!
Muito mais do que resignação, Joe Bousquet, com tal pensamento, emprestou nobreza e brilho a um episódio absolutamente lamentável e ignóbil (qual homem não lamentaria um tiro na coluna?). Ao agir assim, ele transformou o acontecimento, de sórdido, em admirável, emprestou brilho ao que não tinha. Esse é o verdadeiro sentido do estoicismo, não resignar, mas ser digno do que lhe acontece. Emprestar à vida algo que só nossa alma e coração possui: beleza, ESPLENDOR! Seu exemplo de vida brilha muito acima dos belos poemas que escreveu, e no panteão dos poetas da humanidade a luz do seu AMOR FATI, sua contra-efetuação do acontecimento, sua CONFATALIA, como os Estoicos chamavam essa atitude de ser digno do que nos acontece, há de brilhar como uma estrela que explode e inunda o céu de luz. Sua postura afirmativa da vida foi uma supernova cujo esplendor muito em breve irá nos iluminar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá ler:

Pesquisar este blog