segunda-feira, 26 de março de 2012

Gabriela,Cravo e Canela

Autor:Jorge Amado
Sinopse:

Escrito em 1958, "Gabriela, Cravo e Canela" logo se tornou um sucesso mundial. Na televisão, a história se transformou numa das novelas brasileiras mais aclamadas mundo afora. No cinema, Nacib é vivido por Marcello Mastroianni, e Gabriela por Sônia Braga.

A obra é um retorno ao chamado ciclo do cacau. Ao citar o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.
Na década de vinte, na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida noturna litorânea, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se uma explosão de folia e luz, cor, som, sexo e riso.
O romance entre o sírio Nacib e a mulata Gabriela, talvez o personagem feminino mais sedutor criado por Jorge Amado, tem como cenário os anos vinte, em plena luta pela modernização material e cultural de Ilhéus, então em franco desenvolvimento graças às exportações de cacau. 
O eixo da história é a relação delicada e complexa entre as transformações materiais e as idéias morais. Com sua sensualidade inocente, a cozinheira Gabriela não só conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a férrea lei local, que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.
Ano seguinte a sua publicação,o livro ganhou  cinco prêmios,todos no no de 1959 na sua primeira Edição.Foi publicado em Portugal. É o romance de Jorge Amado com o maior número de traduções, tendo sido editado em alemão, árabe, búlgaro, catalão, chinês, coreano, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estoniano, finlandês, francês, georgiano, grego, hebraico, holandês, húngaro, inglês, italiano, lituano, macedônio, moldávio, norueguês, persa, polonês, romeno, russo, sueco, tcheco, turco e ucraniano.
Foi adaptado para a Televisão,Cinema, Dança e outros mais.
Cheio de uma crítica à sociedade ilheense, a própria linguagem do autor muda quando foca a atenção em Gabriela. Torna-se mais cantada, mais típica da região como é a fala de todos, deixando a leitura cada vez mais saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá ler:

Pesquisar este blog